Expocafé 2025: Casa cheia, bons negócios e muito café:
A 28ª edição da Expocafé teve início às 8h desta terça-feira (27/05), em Três Pontas (MG), com grande presença de público. Mais de 160 estandes estão distribuídos em uma estrutura de mais de 1.000 metros, preparada para gerar conexões, fomentar parcerias e movimentar grandes negócios.
Considerada a maior feira da cafeicultura do Brasil, a Expocafé é organizada pela Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas), em parceria com a UFLA (Universidade Federal de Lavras) e a Prefeitura Municipal de Três Pontas.
A cerimônia de abertura reuniu autoridades políticas, lideranças do agronegócio e representantes da cafeicultura nacional, fortalecendo ainda mais o prestígio do evento. O local conta com estrutura tecnológica, como sinal de celular e rede móvel, facilitando a comunicação e os negócios durante a feira.
Segundo o presidente da Cocatrel, Jacques Fagundes Miari, a expectativa é movimentar cerca de R$ 750 milhões nos três dias de evento.
“A Expocafé é uma feira voltada ao relacionamento, aos bons negócios e à capacitação do produtor. Neste primeiro dia, realizamos o 14º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira. Nos próximos dias, abordaremos temas como sustentabilidade com práticas de agricultura regenerativa e um painel sobre os desafios impostos pelas mudanças climáticas”,afirmou.
Com programação até quinta-feira (29), a feira une conhecimento técnico, inovação tecnológica, responsabilidade ambiental e oportunidades de mercado. A organização convida todos os interessados a participarem e aproveitarem as novidades apresentadas.
Destaques
Cerimônia de Abertura
A cerimônia de abertura oficial foi realizada por volta das 9h30 e contou com a presença do público e das seguintes autoridades:
– Jacques Fagundes Miari – Presidente da Cocatrel
– Jackson Barbosa – Vice-reitor da UFLA
– Luiz Carlos da Silva – Prefeito de Três Pontas
– Silas Brasileiro – Presidente do Conselho Nacional do Café
– Marco Valério Brito – presidente da Coccamig
– Gelson Soares Lemes – Diretor Técnico da Emater
– Nilda Soares – Presidente da Epamig
– Diego Andrade – Deputado Federal
– Mauro Henrique Caixa – Deputado Estadual
– Rodrigo Carvalho Fernandes – Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais – Seapa
– Sara Mesquita Tavares Nogueira – Presidente do Conselho Administrativo da Sicoob Copersul
– Tatiane Sancho – Gerente da Agência Sicredi Três Pontas
– Carmem Lúcia de Brito (presidente da BSCA)
– Dilson Lamaita Miranda – Diretor Presidente da Unimed Três Pontas
Circuito Nacional do Café
Logo após a abertura, a tenda de eventos foi palco do lançamento oficial do Circuito Nacional do Café, um projeto que busca a transformação da tradição cafeeira no país com uma experiência turística e cultural. O circuito reúne 51 municípios dos estados de Minas Gerias e São Paulo, todos reconhecidos pela grande ligação com a história e produção do Café.
14º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
A tenda de eventos foi sede do 14º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira. Confira a programação das palestras:
14h – Palestrante: Eng. Agrônomo Guy Carvalho – Consultor e Especialista em Café e Agronegócio
Tema: Avanços Tecnológicos no Sistema de Produção da Cafeicultura de Montanha
15h – Palestrante: Eng. Agrônomo André Reis – Tecnólogo em Cafeicultura Empresarial e Especialista em Gestão do Agronegócio
Tema: Plantio de Café na Montanha visando a Mecanização
16h – Palestrante: Prof. Dr. Fábio Moreira da Silva — Departamento de Engenharia /UFLA
Tema: Potencialidades e Desafios da Mecanização na Cafeicultura de Montanha
Expocafé 2025
Data: 27 a 29 de maio
Local: Aeroporto de Três Pontas – Avenida Ipiranga, 1804
Fonte Ascom Cocatrel
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
OConexão Três Pontasé um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
#conexãotrêspontas#notícia#opinião#comentando#polêmica#jornalismo#informação#comportamento#fato#rogercampos#minasgerais#suldeminas#Conexão#reportagem#notícias#Covid19#instagram#twitter#saúde#educação#política#policial#crime#economia#governofederal#trêspontas
Roger Campos
Loading...