Logo
Sul de Minas registra mais de 100 focos de incêndio em mais de 30 cidades, incluindo Três Pontas

Combate às chamas mobilizaram Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e voluntários durante os últim0s dias.

Até onde vai a imbecilidade humana? Incêndios mobilizaram Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e moradores voluntários em diferentes localidades do Sul de Minas neste fim de semana. Segundo o Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a região registrou mais de 100 focos de incêndio em mais de 30 cidades nos últimos dias.

Extrema

Um incêndio atingiu a vegetação da Serra do Lopo, em Extrema (MG), neste fim de semana. Segundo a Defesa Civil, as chamas começaram no bairro Ajuruoca, por volta de 15h30 de sexta-feira (23), e só foram controladas no domingo (25). Conforme o Corpo de Bombeiros, uma equipe com quatro militares foi empenhadas para o combate às chamas. Brigadistas da prefeitura também atuaram no local, de acordo com a Defesa Civil.

Na primeira noite de combate, na sexta-feira, 31 pessoas atuaram para tentar conter as chamas, mas os focos permaneceram. Caminhão-pipa e abafadores foram utilizados.

A Serra do Lopo fica na divisa dos estados de Minas Gerais, em Extrema, e São Paulo, em Joanópolis. O pico do lopo é o ponto mais alto da serra com 1,7 mil metros de altitude. A serra tem diversas trilhas frequentada por turistas.

São Pedro da União

Dois hectares de vegetação rasteira e árvores nativas foram queimados em um incêndio no sábado em São Pedro da União (MG). Voluntários, além de funcionários da Copasa e prefeitura, combateram as chamas com sopradores e caminhões-pipa.

São Lourenço

Uma casa foi atingida pelo fogo depois que um incêndio em vegetação se alastrou no início da tarde deste sábado (24) em São Lourenço (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, o morador precisou deixar a residência.

Conforme os bombeiros, as chamas tiveram início em um lote vago no bairro Nossa Senhora de Lourdes e se propagaram em direção à casa. Não havia muros separando o imóvel do lote. A casa de três cômodos ficou destruída, somente as paredes de tijolo ficaram de pé.

Monte Sião

Um cafezal foi consumido pelas chamas no bairro dos Alves, em Monte Sião (MG), neste sábado (24). Segundo a Defesa Civil, uma área com bananeiras dentro do cafezal também acabou atingida pelo fogo.

_____continua depois da publicidade________

Monte Verde

Neste sábado (24), o fogo também atingiu Monte Verde, distrito turístico localizado em Camanducaia.

Integrantes da Defesa Civil utilizaram dois caminhões-pipa da prefeitura e abafadores para combater os focos de incêndio no distrito. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Extrema também foi deslocada para o local.

Passos

Um incêndio de grandes proporções consumiu pelo menos mil hectares de uma área em Passos (MG). O fogo começou na sexta-feira (23) e já destruiu o pasto nos bairros rurais Boa Vista e Julieira.

De acordo com o Sindicato Rural, entre quatro e cinco mil cabeças de gado, de oito produtores rurais, precisaram ser levadas para outros locais. Os animais não se feriram.

Santa Rita do Sapucaí

Em Santa Rita do Sapucaí (MG), pelo menos duas áreas de vegetação foram consumidas pelo fogo.

O incêndio começou na noite de sexta (23) e atingiu uma área de cinco hectares no Morro do Sofá. Segundo a Defesa Civil, as chamas foram controladas com a ajuda do caminhão pipa da concessionária que administra a rodovia.

Já no aeródromo municipal, conforme a Defesa Civil, a queimada destruiu cerca de dois hectares de vegetação. Ninguém se feriu.

_____continua depois da publicidade________

Três Pontas

Em Três Pontas, três situações chamaram a atenção das autoridades e preocuparam os moradores.

A primeira situação aconteceu nos arredores do bairro Jardim das Acácias, quando alguns focos de incêndio ganharam proporções assustadoras por conta do forte vento, fazendo com que os moradores ficassem preocupados e pedindo ajuda às autoridades. Nossa reportagem recebeu fotos e vídeos do incêndio de grandes proporções na região da conhecida ‘Curva do Santinho’.

Outra situação que causou indignação e revolta foi um vídeo que um cidadão trespontano postou em suas redes sociais mostrando o flagrante de uma mulher ateando fogo no mato entre os bairros Santa Teresa 1 e 2 (renomeado de Nova Três Pontas). O mais absurdo, no vídeo, foi ver que a incendiária não se preocupou em ser filmada e ainda debochou dizendo que continuaria fazendo o mesmo.

O terceiro caso que nossa reportagem tomou conhecimento veio através de uma denúncia da família do Capitão Neiber Cairon de Lima, da Polícia Militar. Ele reside nas proximidades do Condomínio Serra Verde e ficou apavorado por conta do tamanho do incêndio na mata que se aproximava de sua residência e também de outros imóveis.

Ele mesmo tentou, sozinho, iniciar o combate às chamas que, felizmente, foi contido graças ao apoio do Corpo de Bombeiros de Varginha e de alguns voluntários. Segundo relatos que foram passados ao Conexão Três Pontas, o caminhão pipa da Prefeitura Municipal de Três Pontas foi deslocado até o local mas encontrou dificuldades de se aproximar para ajudar no combate às chamas por conta da proporção que o fogo tomou.

Na verdade, esses casos infelizmente não são isolados. Três Pontas sofre com as queimadas todos os dias e em diferentes pontos da cidade.

Moradores têm reclamado bastante sobre essa situação e a irresponsabilidade do ser humano que, através de ação criminosa, tem gerado incontáveis focos de incêndio ameaçando animais, residências e prejudicando a população de uma forma geral, por conta da fumaça e da fuligem. Crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios são os que mais sofrem com esse quadro.

Também não se pode esquecer do prejuízo causado às propriedades, bem como danos irreparáveis ao meio ambiente.

Enquanto não houver uma maior fiscalização e punições mais severas, a podridão humana continuará literalmente incendiando o bem comum… Até quando?

*Com informações do G1 Sul de Minas

GOSTOU DESTA REPORTAGEM?

Conexão Três Pontas é um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.

Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.

Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.

Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.

Venha para a Família Conexão Três Pontas.

Conexão é jornalismo que faz diferença!

#conexãotrêspontas #notícia #opinião #comentando #polêmica #jornalismo #informação #comportamento #fato #rogercampos#minasgerais #suldeminas #Conexão #reportagem #notícias #Covid19 #instagram #twitter #saúde #educação #política #policial #crime #economia #governofederal #trêspontas

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

 

 

Conexão Três Pontas

© 2022 Conexão Três Pontas. Todos os direitos reservados.

FacebookInstagramInstagram