ALÔ DOUTOR: IMPORTANTE SABER sobre Circulares do Cordão Umbilical
ARTIGO ASSINADO PELO DR. EDUARDO MARCONDES LEMOS – GINECOLOGISTA E OBSTETRA
Circulares do cordão umbilical ocorrem quando o cordão umbilical fica enrolado 360 graus em redor do pescoço ou de outras partes fetais.
As circulares do cordão são muito comuns e incidem sobre cerca de 20% das gestações, sendo que a sua ocorrência aumenta com o avanço da gestação.
Embora na maioria dos casos circulares do cordão não tenham efeito negativo no resultado perinatal, a possibilidade de taxas mais altas de compressão do cordão umbilical como causa de sofrimento fetal ou mesmo de asfixia e morte intrauterina é discutida atualmente.
Apesar de existirem estudos sobre possíveis complicações ao feto, os dados atuais não mostram risco aumentado na presença de menos de 3 voltas de 360º no pescoço do feto.
Mesmo os estudos que concluíram que 3 ou mais circulares cervicais do cordão estariam associadas a uma maior incidência de risco ao fetal, foram inconclusivos sobre o potencial de dano que esta complicação poderia gerar.
Contudo, o diagnóstico geralmente desencadeia incerteza e ansiedade significativas em pacientes grávidas e isso deve ser levado em conta ao inserir esta informação nos laudos de ultrassonografias.
Sendo assim, a ultrassonografia pré-natal para procurar circulares cervicais de cordão é desnecessária e não deve influenciar decisões sobre a via de parto.
Quer saber mais?
Mande seu tema, suas dúvidas para o Conexão que o Dr. Eduardo Marcondes Lemos responde!!!
Quer agendar uma consulta?
(35) 3265-2338
Whatsapp para pacientes:
(35) 9 9886-9943 (somente pacientes sendo assistidas)
Até a próxima!
#conexãotrêspontas#notícia#opinião#comentando#polêmica#jornalismo#informação#comportamento#fato#rogercampos#minasgerais#suldeminas#Conexão#reportagem#notícias#Covid19#distanciamentosocial#instagram#twitter#saúde#educação#política#policial#crime#economia#governofederal#trêspontas#vacinacontracovid19
Loading...




























