AUTORIDADES E ENVOLVIDOS RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA NA FESTA DO PADRE VICTOR
UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO ESTÁ ACONTECENDO PARA O BOM ANDAMENTO DO EVENTO, QUE DEVE RECEBER EM TORNO DE 20 MIL ROMEIROS
Por cair numa terça-feira, meio de semana, a Festa do Padre Victor deste ano não deve receber um número muito elevado de romeiros, exemplo do que já aconteceu em anos anteriores, principalmente quando a data cai em dia de final de semana, onde registros já apontaram mais de 50 mil devotos peregrinos.
Acredita-se que devam vir à Três Pontas no dia 23 de Setembro, dia em que se celebra os 120 anos de morte do Beato Padre Victor, entre 20 mil e 25 mil romeiros.
Todos os anos, a Festa é uma grande vitrine da fé em Francisco de Paula Vitor, que foi sacerdote em Três Pontas, que sofreu muitos preconceitos e que, com muita força e fé, venceu todas as batalhas, se tornou um missionário da caridade, ajudando milhares de pessoas e gravando o seu nome na história e no coração dos trespontanos.
O homem que sempre foi considerado por muitos como santo, teve um milagre aprovado pelo Vaticano, em Roma, e se tornou Beato. Agora, se aguarda a confirmação de um novo milagre para que ele se torne santo, de fato e ter direito, sendo canonizado e elevado às honras dos altares.
A Festa do Padre Victor impulsiona a economia de Três Pontas, lotando os hotéis, aquecendo bruscamente o movimento no comércio, como em lanchonetes, restaurantes, conveniências, lojas, postos de combustíveis, farmácias, entre outros.
No quesito segurança, uma grande mobilização está acontecendo para que tudo flua da melhor maneira possível.
Recentemente aconteceu uma reunião preparatória na sede da 151ª Companhia da Polícia Militar de Três Pontas.
Dentre os envolvidos estavam representantes da Prefeitura Municipal de Três Pontas, da Associação Padre Victor, da Polícia Militar da Polícia Militar Rodoviária e ainda da concessionária EPR Vias do Café.
Questões como a fluidez no trânsito, a segurança dos romeiros na MG 167, a segurança no entorno da Feira do Padre Victor, que mais uma vez acontecerá na Mina do Padre Victor, fiscalização e outros temas foram abordados na reunião.
A Polícia Militar montará um esquema de segurança especial com um policiamento reforçado e ostensivo.
Algumas ruas serão interditadas, como acontece todos os anos, para melhor organização e andamento da Festa, sobre a responsabilidade da Secretaria Municipal de Transportes e Obras.
Veículos pesados estarão proibidos de circular na MG 167 entre os dias 22 e 23 de setembro. Também nos mesmos moldes de anos anteriores.
NOVENA DO PADRE VICTOR
Durante os dias de novena, de 14 a 22 de setembro, o santuário inicia a programação às 5h, com a procissão da penitência, seguida de missa às 5h30. Ao longo do dia, há horários para confissões, além de missas ao meio-dia, 15h e 19h. Aos domingos, os horários são ampliados, com missas às 7h, 9h, 10h30, 15h, 17h e 19h.
BARRACAS NA FEIRA
A montagem das barracas na feira do Padre Victor já começará a ser feita nos próximos dias, porém a oficialização do comércio, ou seja, a autorização para funcionamento das barracas é da manhã de 19 de setembro até o fim da noite do dia 24 de setembro.
DIA DO PADRE VICTOR
No dia dedicado ao Beato Padre Victor, a programação começa às 3h30 com a procissão da penitência, organizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e segue com missa às 6h na Capela Santa Cruz, conhecida como Capela do Padre Victor.
Na Praça Cônego Victor, haverá alvorada da Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro às 4h30. As missas no santuário acontecem durante todo o dia, começando às 3h e encerrando às 19h, quando será celebrada a missa festiva. A celebração das 9h será presidida por Dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo metropolitano de Pouso Alegre.
Fiéis de várias cidades do Sul de Minas peregrinam até o Santuário de Nossa Senhora d’Ajuda. Para garantir a segurança dos romeiros, a concessionária EPR Vias do Café montou uma operação especial, que inclui:
- Reforço na sinalização
- Organização do tráfego com cones e viaturas de inspeção
- Ambulância extra para emergências
- Distribuição de folders e coletes aos peregrinos
Dicas para peregrinação segura:
- Programe sua romaria com antecedência
- Use roupas claras, boné e protetor solar
- Hidrate-se constantemente
- Caminhe pelo acostamento sinalizado, no sentido contrário ao tráfego
- Evite caminhar à noite; se necessário, vá em grupo e use roupas claras
TURISMO RELIGIOSO
Dados do Ministério do Turismo revelam que o turismo religioso movimenta R$ 15 bilhões por ano (3% da movimentação do turismo brasileiro) e atrai mais de 17 milhões de turistas, com potencial de crescer muito mais.
Em Minas Gerais, segundo o Observatório do Turismo, ferramenta da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), o turismo da fé gera mais de R$ 5 bilhões por ano. São 13 rotas de peregrinação, entre elas os Caminhos da Agonia (de Cristina a Itajubá) e os Caminho Franciscanos (da Igreja de São Francisco de Assis, em Teófilo Otoni, ao Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri), lançados este ano.
MILAGRES E TRANSMISSÕES AO VIVO
Fiéis podem registrar graças alcançadas e visitar o acervo do Memorial Padre Victor, na Praça Cônego Victor, nº 45. O local também recebe romarias.
As celebrações contam ainda com transmissão online pelo Facebook da Paróquia Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Ajuda e pelo YouTube da Associação Padre Victor. O Conexão Três Pontas também segue divulgando e trazendo aos seus seguidores, diariamente, missas da Novena e prepara uma grande cobertura para o dia 23 de Setembro.
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
OConexão Três Pontasé um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
Roger Campos
Loading...