AUTORIDADES INVESTIGAM CASOS SUSPEITOS DE BOTULISMO APÓS USO DE TOXINA PARA FINS ESTÉTICOS EM TRÊS PONTAS

11 de julho de 2025

Possíveis casos em Três Pontas estão associados a um cirurgião-dentista que também atende em Pouso Alegre e que teve a sua clínica interditada.

Inicialmente se falava em nove casos suspeitos de botulismo iatrogênico, por conta de aplicação de toxina botulínica para fins estéticos. Porém, conversando com um renomado médico na manhã de hoje, a estatística já pode ter subido para 11, incluindo alguns pacientes graves.

As autoridades de saúde e também a Polícia Civil de Três Pontas seguem investigando os casos, já que os atendimentos teriam sido realizados pelo mesmo cirurgião-dentista que veio à Três Pontas fazer as aplicações em uma clínica de estética.

Esse dentista teve a sua clínica interditada em Pouso Alegre.

Ainda conforme últimas informações apuradas pelo Conexão na manhã de hoje, três pacientes seguem em estado grave, sendo dois na UTI em Três Pontas e outra paciente transferida para Belo Horizonte, de acordo com o médico com quem nossa reportagem conversou.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, os dois primeiros casos surgiram na última segunda-feira dia 7. Outros casos vieram à tona na terça-feira, dia 8, quando houve uma grande procura por atendimento médico no Pronto Atendimento Municipal de Três Pontas.

De acordo com os registros que foram feitos pelo sistema VigiMed, pacientes apresentaram sintomas como boca seca, fraqueza muscular, dificuldade para respirar, visão turva, distúrbios da fala e ptose palpebral, que é a queda da pálpebra superior, entre os dias 29 de junho e oito de julho deste ano.

Diante dos casos e da gravidade apresentada em alguns, conforme o órgão máximo de saúde de Minas Gerais, foram ministradas doses extras de soro anti-botulínico, além da coleta de amostras para as devidas análises e ainda a busca ativa por outros pacientes expostos e reuniões envolvendo todos os órgãos envolvidos.

A Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis informou que a grande maioria dos pacientes foi liberada sem a necessidade de internação e que os outros pacientes seguem internados.

Com relação às investigações, elas estão sendo conduzidas em conjunto pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde e autoridades de Três Pontas.

Conforme o novo Delegado de Três Pontas, Dr. Guilherme Banterli, um inquérito policial já foi instaurado e os primeiros depoimentos devem começar a ser colhidos na próxima segunda-feira, dia 14.

O registro do boletim de ocorrência se deu na última quinta-feira, dia 10, sendo a Vigilância Sanitária acionada após a internação de dois pacientes que teriam sido submetidos a tratamentos estéticos utilizando a toxina botulínica.

Uma equipe de fiscalização esteve na clínica onde os procedimentos aconteceram. Mas, apesar dos fiscais terem solicitado ao profissional responsável o produto que ele havia utilizado nas pacientes, o cirurgião- dentista teria dito não saber dizer onde estava o frasco.

Aí ficam os questionamentos: era um produto oficial, regular, verdadeiro? Estava com prazo de validade em dia? Foi adquirido com nota fiscal? E seu armazenamento? Seu transporte?

Ainda conforme o boletim de ocorrência, o cirurgião-dentista teria dito que o frasco continha 200 unidades da toxina e que foram usadas 65 nos pacientes internados. Ele negou ter usado o produto em outras pessoas.

Para piorar a situação, depois que a Vigilância Sanitária deixou o local o cirurgião-dentista entrou em contato com os fiscais afirmando ter feito uma nova varredura no local e ter encontrado finalmente o frasco. Ele teria revelado ainda que contatou outros pacientes que utilizaram a toxina, sendo informado que mais pessoas tiveram complicações compatíveis com o botulismo.

O dentista, que não teve o nome revelado, informou ainda que trabalha em Pouso Alegre mas que, mensalmente, vem à Três Pontas, fazer as aplicações.

PRA QUE SERVE O BOTOX?

O Botox, nome comercial da toxina botulínica, serveprincipalmente para reduzir ou eliminar rugas e linhas de expressão, relaxando os músculos faciais. Além da estética, o Botox também é utilizado no tratamento de condições médicas como hiperidrose (suor excessivo), enxaquecas, espasmos musculares e problemas oculares.

O Botox paralisa temporariamente os músculos responsáveis pelas rugas, suavizando a aparência da pele.Ao reduzir a contração muscular, o Botox ajuda a prevenir o aparecimento de novas linhas de expressão. Em alguns casos, o Botox pode ser utilizado para reduzir a exposição excessiva da gengiva ao sorrir. O Botox pode ser aplicado nas áreas de maior sudorese (axilas, mãos, pés) para reduzir a produção de suor. A aplicação de Botox pode ajudar a diminuir a frequência e intensidade das crises de enxaqueca em alguns casos. O Botox pode ser usado para relaxar músculos em casos de blefaroespasmo (contração involuntária das pálpebras), distonia cervical e outros espasmos.

O QUE DISSE A CLÍNICA EM TRÊS PONTAS

A clínica estética onde o procedimento foi realizado em Três Pontas, disse por nota que o responsável pelas aplicações é o cirurgião bucomaxilo, com formação em procedimentos injetáveis, que atua de maneira independente na clínica, sublocada para ele, uma vez por mês. Ele seria o único responsável pelos procedimentos, incluindo a escolha e aplicação dos produtos utilizados. A clínica também se colocou a inteira disposição das autoridades colaborando com as investigações.

DEFESA DO DENTISTA

Já a defesa do dentista, também por nota, informou que há a suspeita de contaminação pela bactériaclostridium botulinum, possivelmente originada do frasco de uma determinada marca de toxina botulínica.

A defesa ainda afirmou que o dentista seguiu todos os protocolos, notificou imediatamente os órgãos competentes e encaminhou os pacientes para atendimento médico. A nota ainda afirma que a indústria farmacêutica, onde as substância foi comprada de forma direta também foi notificada.

A Prefeitura de Pouso Alegre, onde o dentista também atende, confirmou que recebeu um pedido da SES-MG para apuração do caso. Após diligência da Vigilância Sanitária Municipal, o consultório foi interditado por falta de alvará sanitário e de localização.

Durante a investigação, foi identificado que uma distribuidora sediada em Pouso Alegre havia comercializado 40 unidades do mesmo lote da toxina botulínica utilizada nos casos suspeitos em Três Pontas.

A distribuidora dos lotes da toxina botulínica também foi vistoriada pela Vigilância de Pouso Alegre, que por nota, afirmou que o referido dentista nunca foi comprador naquela empresa.

Continuaremos acompanhando as investigações sobre esse caso.

GOSTOU DESTA REPORTAGEM?

OConexão Três Pontasé um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.

Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.

Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.

Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.

Venha para a Família Conexão Três Pontas.

Conexão é jornalismo que faz diferença!

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Loading...