Boa Notícia: Governo Bolsonaro dá aval para compra privada de vacinas contra a COVID-19
Aval dado permite que empresas adquiram vacinas para seus funcionários e os vacine gratuitamente.
Em carta enviada à fabricante AstraZeneca na sexta-feira (22/01), o governobrasileirodeu aval para que empresas privadas brasileiras possam adquirir um lote de 33 milhões de doses de vacina contra a COVID-19, desde que metade do lote seja doado ao SUS (Sistema Único de Saúde).
No documento enviado, o governo envolve o fundo deinvestimentoBRZ na negociação. O texto é assinado pelos ministros Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União) e José Levi (Advocacia-Geral da União), além de Élcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde.
Ainda em cópia, no documento, aparecem o fundo Black Rock Holdings, que tem ações da farmacêutica anglo-sueca, e Gustavo Campolina, da BRZ Investimentos, com sede em São Paulo.
Na carta, o governo enumera algumas condições, como por exemplo, que as companhias não podem comercializar os imunizantes e devem aplicá-los de graça em seus funcionários. Asempresasainda devem se comprometer a fazer um sistema de rastreamento das vacinas.
O assunto teria sido debatido com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última semana e ele teria autorizado a liberação de compra pelas empresas. Para conseguir efetivar a aquisição, as companhias ainda precisam conseguir uma autorização paraimportaçãoe para uso emergencial da vacina pela Anvisa.
Segundo integrantes do governo, o Executivo decidiu não se opor à compra porque o lote que é negociado pelas empresas privadas é muito mais caro do que o que já foi adquirido pelo Ministério da Saúde. A dose, no acordo construído pelas firmas, está na faixa de US$ 23,79, valor muito acima do praticado nomercado.
Além disso, o governo tem a expectativa de que asempresasdoem ao Ministério da Saúde mais da metade do que será adquirido. Ou seja, o governo pode receber mais de 16,5 milhões de doses, suficiente para imunizar 8,25 milhões de pessoas.
Fonte EM
#conexãotrêspontas#notícia#opinião#comentando#polêmica#jornalismo#informação#comportamento#fato#pandemiacoronavirus#uti#rogercampos#minasgerais#suldeminas#Conexão#reportagem#notícias#Covid19#distanciamentosocial#instagram#twitter#saúde#educação#política#economia#governofederal#trêspontas#vacinacontracovid19#bolsonaro#coronavac
www.facebook.com/conexaotrespontas

Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras
0800 941 0808
OFERECIMENTO
Loading...















