CHEGOU ‘CHUTANDO A PORTA’: Novo Delegado já mostra serviços e mantém sarrafo alto das ações da PC em Três Pontas

06 de agosto de 2025

O DELEGADO GUILHERME BANTERLI, SUCESSOR DE GUSTAVO GOMES, CONTA COM UMA DAS MELHORES EQUIPES DE POLICIAIS CIVIS DE MINAS GERAIS E OS RESULTADOS ´CONTINUAM APARECENDO

Não é de hoje que, tanto a Polícia Civil, quanto a Polícia Militar, bem como a Polícia Prisional e a Guarda Municipal, têm realizado um grande trabalho em Três Pontas. E agora, mesmo com a mudança de delegado, os excelentes resultados continuam surgindo em cada ocorrência.

A semana começou bastante agitada em Três Pontas, pelo menos no tocante às ações criminais e, principalmente, à repressão, às excelentes estatísticas de resolutividade de cada caso.

É fato que Três Pontas não é mais uma cidade tão pacata quanto em décadas atrás. Isso não é exclusividade de Três Pontas. Todas as cidades do Brasil, independente do porte ou tamanho populacional, vivem realidades de criminalidade bem diferentes e mais preocupantes do que outrora. A questão que se deve analisar é a forma como a questão violência é encarada em cada município. E aqui em Três Pontas, é fácil entender que o crime continua não compensando.

Ontem, terça-feira, a Polícia Civil de Três Pontas se dividiu em duas equipes. A primeira foi para a cidade de Machado, ainda de madrugada, quase que ao amanhecer. O motivo foi a busca e apreensão referente a uma denúncia de crime cibernético. A denúncia inclui ameaças, perseguição, o famoso crime destalking.

Ostalking, também conhecido como crime de perseguição, é caracterizado pela ação de perseguir alguém reiteradamente, causando medo, constrangimento e restringindo sua liberdade. Essa perseguição pode ocorrer tanto no mundo real quanto no ambiente virtual, e pode envolver ameaças à integridade física ou psicológica da vítima.

Enquanto isso, a outra equipe ficou responsável pelo apoio na fiscalização aos postos de combustíveis, que acabou com a interdição de um posto na Praça Teodósio Bandeira, com uma bomba sendo lacrada diante de inúmeras irregularidades que foram encontradas, bem como a confirmação de outras irregularidades, inclusive ligadas aos cuidados exigidos pelo Corpo de Bombeiros, nas duas outras unidades, todas pertencendo ao mesmo dono, que não teria sido encontrado, já que seria conduzido à Delegacia de Polícia.

Diversos órgãos oficiais do Estado de Minas Gerais participaram dessa ação conjunta de fiscalização aos postos.

O questionamento que a população tem feito é, apesar de muitas pessoas relatarem nas redes sociais terem tido problemas mecânicos e prejuízos financeiros após terem abastecido seus veículos nesses postos que foram vistoriados e onde foram encontradas irregularidades, muitos populares questionam o porquê da investigação não ter se alastrado, incluindo uma fiscalização minuciosa em todos os postos da cidade.

Nossa reportagem conversou com o Delegado Dr. Guilherme Banterli, que trouxe outras informações sobre esta semana que começou agitada, com muito trabalho das nossas unidades policiais:

“Assim que retornamos da cidade de Machado, chegou para mim a informação de que havia sido decretada a prisão preventiva de um investigado em um caso de homicídio. Dentro do processo criminal que investiga esse assassinato, chegou para nós a determinação da prisão preventiva do investigado. No meio da tarde então nós já começamos a diligenciar, investigar locais para identificar onde esse investigado se encontrava, bem como escolher o melhor momento para realizar essa abordagem e a consequente prisão dele. Mas já imaginávamos que haveria da parte dele uma certa resistência ao comprimento dessa ordem judicial. Assim fizemos!

Por volta das 19h nós o encontramos na casa de uma irmã dele. Verificamos que o veículo dele estava estacionado na frente da casa e assim que ele saiu para entrar em seu veículo nós realizamos a abordagem para anunciar a prisão. Na hora que ele se aproximou do veículo dele, nós descemos do nosso veículo de uma forma mais rápida, com as armas em punho e anunciando que éramos a Polícia. Inicialmente ele agiu com uma resistência passiva, ou seja, ligou o carro e tentou fugir de marcha à ré. Um policial tentou fechá-lo com seu carro e mesmo assim ele não parou. Ele bateu no carro e nós o cercamos. Como ele não tinha para onde sair, ele acelerou jogando o carro em cima de nós. Momento em que os policiais se desvencilharam e começaram a atirar nos pneus dianteiros do veículo.

Delegado Dr. Guilherme Banterli.

Flagrante registrado por câmeras de segurança, no momento em que a Polícia Civil tenta prender o investigado, que empreendeu fuga, enquanto os policiais atiraram nos pneus.

Mesmo com os dois pneus bem avariados ele conseguiu empreender fuga. Alguns policiais o perseguiram nessa fuga e o cidadão não hesitou em andar em alta velocidade, mesmo com o veículo descontrolado por conta dos pneus estourados. Assim, ele também colocou em risco a vida de muitas pessoas, de vários transeuntes que passavam pelo local por onde ele empreendeu a fuga. Ele subiu na calçada, bateu em vários carros, acabou sendo cercado pelos nossos policiais na Avenida Barão da Boa Esperança. Ele ficou totalmente cercado, os policiais quebraram o vidro e o retiraram pela janela, sendo ele algemado e preso.

Foi um verdadeiro milagre que ninguém tenha se ferido nessa ação insana desse elemento. Infelizmente nenhum policial e nenhum cidadão civil foi vitimizado pela conduta dele. E assim o mandado de prisão foi cumprido, bem como lhe foi dada a voz de prisão pelos novos crimes, como tentativa de homicídio dos policiais, pelo crime de resistência à prisão, pelo crime de desobediência a uma ordem legal, pelo crime de direção perigosa no trânsito e ainda por dano qualificado, por ter danificado de forma séria uma viatura policial”, explicou em detalhes o Chefe da Polícia Civil de Três Pontas.

Se, por um lado, é crescente os índices de criminalidade por todos os cantos do país, é latente a eficiência, o rigor e a rapidez nas ações policiais que trazem mais sensação de segurança para a população trespontana.

Parabéns aos nossos agentes de segurança pública! Aplausos aos nossos policiais!

GOSTOU DESTA REPORTAGEM?

OConexão Três Pontasé um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.

Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.

Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.

Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.

Venha para a Família Conexão Três Pontas.

Conexão é jornalismo que faz diferença!

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Loading...