Cocatrel celebra os Melhores Cafés Cafeína Safra 2025/2026 e homenageia o protagonismo feminino no campo
O evento valorizou as mulheres que produziram os melhores cafés por cidade produtora, com lotes que obtiveram mais de 87 pontos na classificação da SCA
A Cocatrel realizou, no dia 16 de dezembro, na Cafeteria Cocatrel, em Santana da Vargem (MG), o evento que homenageou os Melhores Cafés Cafeína Safra 2025/2026. O grupo Cafeína Cocatrel é formado por mulheres produtoras de café da cooperativa.
Ao longo do tempo, a Cocatrel consolidou parcerias com compradores internacionais que pagam ágios para cafés especiais produzidos pelas “cafeínas”, forma carinhosa de nomear as produtoras do grupo. Paralelo a isso, o grupo realiza palestras e dias de campo para divulgar as melhores práticas para se fazer cafés especiais.
“É assim, trabalhando na produção e na comercialização que a cooperativa consegue agregar valor aos cafés especiais produzidos pelas mulheres do grupo”, explicou o diretor de Marketing e Relacionamento, Lúcio Caldeira.
Segundo a cooperada Maria Luiza Pinto Lorenzon, de Nepomuceno, receber a notícia de que foi uma das ganhadoras foi motivo de imensa alegria para toda a família.
“Acredito muito no valor da parceria com a Cocatrel. O apoio técnico, a orientação e a confiança que a cooperativa oferece fazem grande diferença. É uma instituição que caminha ao lado do produtor, estimulando qualidade, profissionalismo e união”, destacou.
A seleção dos cafés foi realizada pelo Departamento de Cafés Especiais da Cocatrel: o CDT, seguindo os critérios da Associação de Cafés Especiais (SCA). Os cafés que atingiram a maior pontuação por cidade, com notas iguais ou superiores a 87 pontos, foram premiados e ganharão destaque por parte da Cocatrel: serão exportados com valor agregado e industrializados para venda nas cafeterias e plataformas digitais da Cocatrel, garantindo às cooperadas 10% da receita das vendas.
“Com isso, a Cocatrel, amplia a visibilidade das cooperadas que se destacaram pela excelência na produção de cafés especiais. Além disso, tais cafés seguem os parâmetros que garantem total rastreabilidade dos lotes e fortalece a conexão entre produtores e consumidores, já que as pessoas passam a ter acesso a estas preciosidades produzidas pelas ‘cafeínas’”, explicou o presidente do Conselho Administrativo, Jacques Fagundes Miari.
Para a especialista em pós-colheita e coordenadora do Cafeína Cocatrel, Iandra Vilela, o evento foi uma celebração do trabalho das mulheres que, dia após dia no campo, dedicam-se à busca contínua pela qualidade e excelência dos cafés.
“Um encontro que deu visibilidade ao protagonismo feminino e à força transformadora dessas mulheres na cafeicultura”.
Melhores Cafés Cafeína Cocatrel Safra 2025/2026
- Ana Elisa Inácio de Brito
Cidade: Santana da Vargem
Propriedade: Toca
Variedade: Arara
Altitude: 1.020 m
Notas sensoriais: Frutas cítricas, limão, laranja, abacaxi, chocolate e caramelizado
- Edna Maria Batista Mendes
Cidade: Monsenhor Paulo
Propriedade: Do Tanque
Variedade: Arara
Altitude: 1.000 m
Notas sensoriais: Ameixa seca, uva passa, pera, amora e cereja
- Júlia Campos Basilio
Cidade: Três Pontas
Propriedade: Zaroca
Variedade: Arara
Altitude: 1.000 m
Notas sensoriais: Frutado, doce, uva roxa, cereja, laranja e leve caramelizado
- Leidiana Catarina Barbosa
Cidade: Guapé
Propriedade: Santa Bárbara
Variedade: Arara
Altitude: 1.200 m
Notas sensoriais: Doce, brownie, chocolate 70%, cacau e leve toque de frutas cítricas
- Luiza Borges Oliveira
Cidade: Carmo do Rio Claro
Propriedade: Lagoinha
Variedade: Mundo Novo
Altitude: 900 m
Notas sensoriais: Vinho branco, uva verde, maçã e amora
- Maria Aparecida França Garcia
Cidade: Ilicínea
Propriedade: Santa Chiara
Variedade: Paraíso 2
Altitude: 1.250 m
Notas sensoriais: Muito doce, melaço, açúcar queimado, bala cítrica e leve sabor de mel
- Maria Aparecida Rosa Cruz
Cidade: Ingaí
Propriedade: Quilombo
Variedade: Catuaí Amarelo
Altitude: 950 m
Notas sensoriais: Chocolate ao leite, caramelizado, avelã e doce
- Maria Luiza Pinto Lorenzon
Cidade: Nepomuceno
Propriedade: Cruzeiro
Variedade: Mundo Novo
Altitude: 900 m
Notas sensoriais: Frutado, acerola, uva, doce e leve nota de framboesa
A força da mulher no campo
O Grupo Cafeína Cocatrel nasceu em 2019, com o propósito de inspirar, capacitar e conectar mulheres cafeicultoras, fortalecendo seu papel nos negócios da família e em toda a gestão cooperativista.
É um movimento que promove a valorização, a autonomia e a liderança feminina dentro da cafeicultura, criando um ambiente fértil para troca de conhecimento, experiências e oportunidades.
O movimento mostra sua força nos números expressivos: são mais de 3 mil cooperadas, constituindo o maior grupo formado exclusivamente por mulheres do setor cafeeiro, atualmente exportando para mais de 25 países. O Grupo Cafeína Cocatrel é mais do que um coletivo, é um movimento que transforma realidades e impulsiona o futuro da cafeicultura, tendo as mulheres como protagonistas dessa evolução.
Fonte Ascom Cocatrel
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
OConexão Três Pontasé um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
Roger Campos
Loading...








































