ESPECIAL PADRE VICTOR: FIÉIS CONFIRMAM SANTIDADE DO SACERDOTE DOS POBRES COM FÉ E DEVOÇÃO
A exemplo do que acontece todos os anos, Três Pontas, mais uma vez, se viu inundada de amor, fé e devoção. Este 23 de setembro de 2025, assim como em todos os anos anteriores, o berço da cultura do Sul de Minas se tornou o berço da fé mais uma vez. Fé em Padre Victor.
NOVENA
Durante 9 dias, trespontanos católicos e devotos de Francisco de Paula Victor, se juntaram em oração para rezar a Novena do Beato Padre Victor. Todos os dias, em vários horários, o Santuário Nossa Senhora d’Ajuda, onde estão depositados os restos mortais do Sacerdote dos Pobres, ficou cheio. As missas da novena foram acompanhadas tanto no interior do templo religioso quanto pela internet e, inclusive, compartilhadas e acompanhadas pela audiência do Conexão Três Pontas, que fez questão de realizar uma detalhada e completa cobertura.
PEREGRINAÇÃO
Ainda era 22 de Setembro eles já começavam a chegar. A cavalo, de carro, de ônibus ou mesmo a pé. Independentemente da distância, o que se tinha em comum era o amor em Padre Victor. Distintos nas classes sociais, das mais diversas localidades, de todas as idades, o que se viu mais uma vez foi a comunhão da fé e da devoção, tendo em comum o anseio de agradecer uma graça alcançada através da intercessão de Padre Victor ou então fazer um pedido, um apelo.
Na noite do dia 22 o movimento se intensificou. Durante a madrugada do dia 23, dia do Padre Victor, o número realmente foi bastante grande de romeiros chegando de todos os lados, da MG 167, vindos por Santana da Vargem ou então vindos por Varginha.
Houve todo cuidado das autoridades para com a segurança dos romeiros, principalmente diante de tantas obras, dos riscos oferecidos pela ampliação da MG 167, sua escuridão, desníveis, valetas, buracos, desvios, etc. Muitos estavam com coletes refletivos, aumentando a segurança de cada um. Graças a Deus, diferente de 2024, não houve o registro de nenhum incidente grave.
Nossa reportagem acompanhou a chegada da família de Dona Georgina, todos de Lavras. Eles disseram que vieram a pé, pelo menos fazendo assim boa parte do percurso de 83,9 km. Ela nos relatou que teve dois infartos, que precisou ser levada no helicóptero do Corpo de Bombeiros para o hospital, tamanha a gravidade de seu caso. Contou ainda que já estava praticamente desenganada, e que, em determinado momento, pediu ao Beato Padre Victor que não a deixasse morrer, já que ela tinha ainda muito à viver. Tomada pela fé, a idosa diz ter visto um vulto de um homem negro andando ao redor de sua cama no hospital e que, em seguida, começou a sentir seu corpo voltando, formigamento e arrepios, vindo inexplicavelmente a melhorar rapidamente. Ela afirma ter a certeza de que sua cura se deu através de Padre Victor e como agradecimento vem à Três Pontas com seus familiares não apenas no dia 23 de setembro. No terceiro domingo de cada mês, na parte da tarde, eles se reúnem em oração na Mina do Padre Victor. Todos os meses, já há 6 anos!
Eles também compuseram um outro hino de louvor em homenagem ao Beato Padre Victor. O hino pode ser acompanhado na live que o Conexão Três Pontas fez com essa família, na noite do dia 22 de setembro e publicada no facebook do Conexão Três Pontas.
PONTOS DE APOIO
Tanto nas estradas quanto na Praça Cônego Vitor, coração de Três Pontas, novamente se viu um mar de solidariedade, uma grande corrente de irmandade, onde dezenas ou até centenas de voluntários se dedicaram para servir gratuitamente água, café, leite e pão com manteiga. Mais do que saciar a fome, enchendo o estômago, os romeiros se fartaram do amor do carinho e da solidariedade desses voluntários trespontanos. Colocando em prática o maior ensinamento do próprio Padre Victor.
VENERAÇÃO NA HERMA
Restaurada recentemente pela artista plástica Bia Silva, a imagem do Padre Victor na herma, ficou belíssima e, como sempre, atraiu os olhares, a atenção e a fé de muitos romeiros, que se media pelos joelhos dobrados e as mãos e o olhar voltados para o alto. Ali, mais pedidos de cura, de um novo emprego, da solução dos mais variados problemas. Também ali, muitos puderam agradecer ao Sacerdote dos Pobres por mais uma graça alcançada, por sua intercessão junto a Jesus Cristo.
MISSAS LOTADAS
Com diversos horários e com transmissão pelas redes sociais o Santuário Nossa Senhora d’Ajuda mais uma vez ficou lotado, abarrotado de fiéis que foram ali comungar do Corpo e Sangue de Cristo, mas também comungar da fé no Anjo Tutelar de Três Pontas.
NO DESCANSO DO BEATO
No local onde estão depositados os restos mortais do Beato Padre Victor, principal ponto de peregrinação e veneração em Três Pontas, novamente uma gigantesca fila foi formada e ininterruptamente fiéis de todos os lugares, de todas as idades e perfis, mas com a mesma fé no coração, fizeram questão de esperar o tempo necessário para conseguir passar pelo túmulo, admirar a imagem de Padre Victor em repouso – local que embala seus restos mortais – e, principalmente, tocar no vidro, para assim completar a corrida, completar a missão, ficar diante daquele que para muitos já é santo. E ali, emoção, lágrimas, orações, reverência, respeito e admiração.
MINA DO PADRE VICTOR
A Mina do Padre Victor é outro local de intensa peregrinação. Ali, não só funciona a feirinha ambulante, como também, e principalmente, é registrado a cada ano o encontro de milhares de pessoas com a imagem do Beato Padre Victor diante das torneiras, das bicas que jorram água intermitente e que para muitos tem poder curativo.
Nossa reportagem registrou um número gigantesco de pessoas se espremendo para beber aquela água, para encher a sua garrafa ou vasilha e também para fazer a sua oração. Outro momento digno de muita fé e que simboliza o tamanho da representatividade, da santidade que Padre Victor já ocupa no coração dos fiéis.
Este ano a imponente imagem de Padre Victor na Mina também foi restaurada. Novamente sob a batuta da talentosa artista plástica Bia Silva.
FEIRINHA AMBULANTE
A tradicional Feira do Padre Victor, localizada no Parque Multiuso, começou a funcionar no último dia 19 e se estende até o final da noite do dia 24. O que se viu, principalmente na última segunda-feira, dia 22, foi um misto de cansaço e preocupação por parte dos comerciantes ambulantes. Como de praxe, questionando o valor dos espaços, muitos nos disseram da apreensão e do medo de prejuízo por conta da chuva. Na véspera do Dia do Padre Victor, ao invés de grande movimento e boas vendas, o que se viu foram corredores quase sem ninguém, chuva, lama e bolsos vazios.
Mas, parece que Padre Victor agiu mais uma vez. Inicialmente as previsões eram de chuva para o dia 23, conforme a meteorologia do Instituto Climatempo. Porém, logo ao amanhecer, o sol resolveu dar as caras, o céu ficou mais limpo e o que se viu durante todo o dia 23 foi um movimento gigantesco e trabalhadores bastante satisfeitos com a mudança, não apenas no clima, mas nos negócios, nas finanças.
Essa gente trabalha muito duro, muito pesado. Vivem diante das incertezas. Além de uma rotina extremamente desgastante. Mas, conforme apurou o Conexão, para muitos com quem conversamos, o saldo deste ano já é bastante positivo!
Um detalhe que nos chamou atenção também é o fato da feirinha deste ano contar com diversos comerciantes de Três Pontas, como uma família que trabalha unida, com muita alegria e dedicação, no trailler Cantinho do Pastel, servindo diversas opções de pastéis, salgados e até churrasquinho no espeto, sempre de bom humor e alto astral.
SEGURANÇA
A segurança esteve, mais uma vez, bastante reforçada. Além de ações específicas e mais intensificadas, tanto de forma preventiva quanto repressiva, a segurança também foi um dos pontos fortes desta comemoração. O efetivo da Polícia Militar foi bastante aumentado e tirando os registros de praxe, pequenos delitos, como furtos, comuns em festas desse porte, com grande aglomeração de pessoas, o saldo também foi bastante positivo.
VISITANTES
Ainda não é possível cravar o número de visitantes que passaram e ainda estão em Três Pontas por conta da Festa do Padre Victor. Porém, o que já dá para vislumbrar é que, mesmo com a chuva no dia de ontem, mesmo com a data caindo no meio de semana, o número de peregrinos superou todas as expectativas.
HONRA DOS ALTARES
Padre Victor já tem um milagre reconhecido pela Igreja Católica, no Vaticano, em Roma. Assim se tornou Beato. Para ser canonizado e elevado as honras dos altares, é necessária a comprovação de mais um milagre. Muitos relatos, inclusive, chegam praticamente todos os dias no Memorial Padre Victor, que cuida dos assuntos ligados ao Sacerdote dos Pobres. Dentre tantas histórias de cura balizadas pela fé, uma delas chama atenção e, quem sabe, pode ser o segundo milagre a ter a comprovação oficial. O jovem William Rosa de Oliveira, natural de Três Pontas, afirma, juntamente com sua mãe Lia, ter sido curado da doença de crohn quando tomou a água da Mina do Padre Victor. Mãe e filho atribuem a cura ao Beato Padre Victor, já que os médicos se mostram surpresos, haja vista que para a medicina essa cura não seria possível. Mostrando, de fato, ser muito provável a intercessão de Padre Victor em favor de William.
Aos 18 anos o jovem William começou a ter fortes dores abdominais, vômitos e sangramentos constantes. Ele começou a fazer diversos tratamentos e foram várias internações. O diagnóstico da doença de crohn veio somente quando ele tinha 25 anos.
O jovem William conta que nesse período foram diversos medicamentos e um tratamento muito pesado que deixou a sua saúde bastante debilitada. A pedido da sua mãe, dona de uma fé inabalável em Padre Victor, o jovem William resolveu tomar um pouco da água da Mina do Padre Victor. E, segundo ele, ali todo mudou. Ele afirma ter sido curado já há seis anos.
Conforme relatou ao Conexão, William disse que os médicos afirmavam que a doença voltaria num intervalo máximo de três anos. Já se passou o dobro de tempo. E ele está muito bem de saúde. Como ele mesmo disse, “graças a Deus e ao Beato Padre Victor!”.
“Minha mãe e um amigo de Belo Horizonte, ambos bastante devotos do Padre Victor, me levaram na Mina e me pediram para tomar três goles de água de cada bica. Quando estava tomando a água da terceira bica eu senti algo muito estranho no meu corpo, um formigamento e um arrepio muito grande. Um vento que ultrapassava o meu corpo. Ali aconteceu uma clara manifestação de fé. E eu vivo o milagre da cura da doença de crohn até hoje e sei que é para sempre graças a Deus, através da intercessão do Beato Padre Victor”, descreveu emocionado.
William relata ainda que nunca mais precisou tomar nenhuma medicação. Que seu intestino foi normalizado e isso é balizado anualmente por exames de colonoscopia que não registram nenhuma alteração, nenhuma doença.
Vale lembrar que o primeiro milagre reconhecido por meio de Padre Victor foi a gravidez da professora Maria Isabel. Foi durante uma novena em 2009 que ela escreveu o pedido para ser queimado no último dia de celebração. Após várias tentativas de engravidar e tudo sem êxito, em 2010 ela começou a sentir os sintomas e teve a sua gravidez comprovada no ultrassom. Em 2015 seu milagre foi reconhecido pelo Papa Francisco.
MISSÃO DE FÉ
MISSÃO CUMPRIDA
O Conexão Três Pontas, graças a parceria de diversos profissionais liberais e empresas, conseguiu, mais uma vez, com muita simplicidade, profundidade, ética, profissionalismo e respeito, levar a todos os seus seguidores uma ampla cobertura de tudo o que de mais importante aconteceu em 2025 na Festa do Padre Victor.
Nosso eterno agradecimento:
_ LUIZ ROBERTO DIAS
_ DR. GABRIEL FERREIRA ADVOCACIA
_ DEPUTADO ESTADUAL CAIXA
_ DEPUTADO FEDERAL DIEGO ANDRADE
_TRÊS PONTAS GÁS
_ VEREADORES MYLLER BUENO, VALÉRIA EVANGELISTAE RODRIGO SILVA
_ PROFESSOR JOÃO VICTOR MENDES
_ARTVAC
_ IMOBILIÁRIA SABRINA
_ RESTAURANTE JOTAKÁ
_ GESTÃO AGROSULOÇÕES
_ RENIART ESTAMPARIA
_ DR. RAIMUNDO NEFROLOGISTA
_ TIÃOZINHO VERMELHO
_ PERSONAL STÚDIO
_ CASA DAS BOLSAS E LOJANOSSA SENHORA APARECIDA
_ SANDUBAS BURGERS
_ DR. BERG BALDANSI ORTOPEDISTA
_HÍPICA DA VEIGA
_ MARCELO CHAVES GARCIA
_ DR. MARCOS PAULO PROVENZANI ADVOGADOS
_ZEZINHO VINHAS
_ CERTIFICA CRED
_ TRAILLER DO JUNINHO
_ AGROCP
_ SÉRGIO SILVA
_ PAM COSMÉTICOS
_ ORGANIZAÇÃO DE LUTO CÔNEGO VITOR
_ DIVINA CANA
_ CHOPP SENHORITA
_ CASA LIMA
_ IMOBILIÁRIA MENDONÇA
_ DR. VALÉRIO BRITO
_ POSTO TUPY
Ano que vem tem mais!
Muito obrigado a todos!
Padre Victor, rogai por nós!!!
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
OConexão Três Pontasé um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
Roger Campos
Loading...