ET DE VARGINHA: FARSA DESCOBERTA?
O que se dizia ser um extraterrestre era apenas um homem agachado, dizem especialistas; Médico contesta: “Eu vi!”
Novas revelações bombásticas do caso ET de Varginha, conhecido mundialmente e considerado um dos maiores episódios da ufologia, afirmam que tudo não teria passado de uma invenção. E que o tal ET na verdade era um homem muito magro, franzino, que estava agachado no local da suposta aparição de um ser de outro planeta. Porém, um médico renomado continua afirmando que tudo é verdade! Afinal de contas, quem está mentindo? Quem está falando a verdade? Quais os motivos? Marketing? Colocar varginha na rota do mundo com uma mentira histórica? Quem está lucrando com isso tudo?
Inquérito Militar indica que ET de Varginha era homem que perambulava agachado
Três décadas depois de virar um dos maiores mistérios do país, o chamado “ET de Varginha” ganhou uma versão oficial das Forças Armadas. Documentos do Exército indicam que o caso foi resultado de enganos e boatos, e não do contato com um ser extraterrestre, como ficou conhecido nos anos 1990.
De acordo com o Superior Tribunal Militar (STM), o suposto ET, visto por três jovens em Varginha, no sul de Minas Gerais, era, na verdade, um homem com transtornos mentais que costumava circular pela cidade e era frequentemente visto agachado.
O STM guarda dois volumes de um Inquérito Policial Militar (IPM), com cerca de 300 páginas cada. O procedimento foi instaurado em março de 1997 pelo comando da Escola de Sargentos do Exército para apurar rumores sobre um possível envolvimento de militares e viaturas do Exército na captura e no transporte da alegada criatura.
A investigação concluiu que o episódio não passou de uma história fictícia. As três meninas relataram ter visto uma figura estranha, agachada próxima a um muro, em um dia de chuva intensa, com queda de granizo, em um bairro da cidade. Depoimentos colhidos no inquérito, inclusive de um militar do Corpo de Bombeiros de Varginha, apontam que a cena pode ter sido fruto de uma interpretação equivocada.
Segundo o IPM, as testemunhas possivelmente confundiram o suposto extraterrestre com um homem conhecido na região por perambular pelas ruas e permanecer de cócoras em diferentes locais. Uma fotografia desse homem foi anexada aos autos.
A apuração militar também ouviu os dois ufólogos autores do livro Incidente em Varginha, responsável por popularizar o caso em todo o país. Todos os militares citados na obra prestaram depoimento e negaram qualquer participação no episódio. O inquérito detalha ainda os itinerários, horários de saída e retorno de viaturas militares mencionadas nas versões divulgadas à época.
Segundo o STM, os registros mostram que não houve deslocamentos compatíveis com o suposto transporte da criatura. Motoristas e superiores hierárquicos também negaram envolvimento. Após 30 anos, o IPM concluiu que não há indícios de participação de militares nem de operações do Exército no chamado “caso ET de Varginha”.
O documento está disponível para consulta pública no site do STM, com acesso integral aos autos.

Ufólogo que ajudou a projetar caso ET de Varginha diz que história não existiu: ‘Não acredito em mais nada’
Quase três décadas depois dos relatos de aparecimento de um extraterrestre em Varginha, no Sul de Minas, um dos principais personagens responsáveis por dar projeção nacional ao caso afirma que não acredita mais na história. O ufólogo Ubirajara Rodrigues, que inicialmente sustentou a versão de que as jovens teriam visto um ser de outro planeta, diz que não há qualquer prova de que o episódio tenha ocorrido. “Eu não acredito em mais nada disso”, disse.
Rodrigues não falava mais sobre o assunto desde 2010, quando começou a sinalizar que não via mais materialidade no caso. Após 16 anos, ele quebrou o silêncio e aparece agora no segundo episódio da série documental “O Mistério de Varginha”, que foi exibido recentemente, na TV Globo.
No início das investigações, Ubirajara foi a primeira pessoa a dizer às jovens que o que elas relataram poderia ser um extraterrestre. Na época, a declaração ajudou a fortalecer a narrativa ufológica e deu repercussão nacional e internacional ao caso.
“Cometi o grande erro que os ufólogos cometem. Eu disse a elas que o que elas avistaram, a ufologia, que é um estudo assim, assim, assado, acredita que sejam seres de outros planetas”, disse Ubirajara.

O Outro lado: Médico afirma que colega filmou cirurgia em ‘ser estranho’ dentro de hospital
Um médico que atuava em hospitais de Varginha (MG) nos anos 90 afirmou, após 30 anos, ter assistido a imagens de uma cirurgia feita na cidade em um “ser estranho”, com características não humanas, segundo ele. O neurologista Ítalo Venturelli disse, ainda, que viu pessoalmente a criatura no leito hospitalar após o procedimento médico, em janeiro de 1996, ano em que surgiram os relatos que deram início a um dos casos ufológicos mais conhecidos do mundo.
Venturelli é formado há quase 50 anos, foi diretor de três hospitais da cidade e afirma que manteve esse segredo por décadas por medo de descrédito. O relato dele foi exibido no primeiro episódio da série documental “O Mistério de Varginha”, na TV Globo.
Segundo Ítalo, o episódio teria envolvido um colega médico, identificado como Marcos Vinícius, que já morreu. Ele conta que foi chamado para ver algo “diferente” dentro do Hospital Regional que, na ocasião, estava com uma movimentação atípica do Exército no seu entorno.
Pelo relato dado ao documentário, o médico afirma que o colega mostrou imagens gravadas com uma câmera grande, semelhante às usadas nos anos 1990. O vídeo, segundo ele, mostraria um procedimento cirúrgico.
“Ele me mostrou. Tinha como se fosse uma criança. Ele dando uns pontos ali. Eu falei assim: ‘mas o que é isso aqui?’. Ele falou assim: ‘Tá aqui’ (apontando para um leito). Aí eu afastei um pouco e vi que o alien estava ali”, contou.

Essa história ainda vai render muito. Além de novos capítulos, independente de ser verdade ou lenda fabricada, claramente colocou Varginha na vitrine do mundo, fomentou e fomenta a economia, alavancou a cidade turisticamente para um patamar que ela nunca havia alcançado.
Mas e você? Acredita nessa história? Quem está mentindo? Quem tem razão? Quais os reais interesses disso tudo?
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
OConexão Três Pontasé um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
Roger Campos
Loading...

































