Exclusivo: Três Pontas tem hoje mais pessoas com covid-19 (casos ativos) do que Varginha
Conexão compara boletins epidemiológicos desta quarta-feira entre as duas cidades vizinhas
Muitas comparações parecem injustas diante de muitas disparidades entre as cidades de Varginha e Três Pontas. Mas quando o assunto é o número de pessoas com coronavírus nas duas cidades do Sul de Minas, a acareação entre os municípios se torna inevitável, já que a cidade com população menor, hoje, 19 de maio, segundo seus boletins epidemiológicos, divulgados por suas prefeituras, apresenta mais pessoas com o vírus do que a outra, com mais que o dobro de residentes. Três Pontas tem hoje 995 pessoas com o vírus, enquanto Varginha tem 563. Isso significa que são, no dia de hoje, 432 casos a mais entre os trespontanos.
Varginha tem, segundo o IBGE, conforme o censo de 2020, uma área de 395.396 km², com uma população de 136.602 moradores. Já Três Pontas, segundo os mesmos estudos, tem uma área de 689.794 km² e uma população de 56.940 habitantes. Varginha tem uma população maior, mas uma área territorial menor.
Os Dados de Varginha hoje:
_ Casos Confirmados: 9.864
_ Pacientes Recuperados: 9.085
_ Casos ativos de covid-19 em domicílio: 489
_ Casos de Síndrome Gripal: 51.333
_ Pessoas hospitalizadas: 74
_ Óbitos confirmados: 220
Os Dados de Três Pontas hoje:
_ Casos Confirmados: 4.610
_ Pacientes Recuperados: 3.516
_ Casos ativos de covid-19 em domicílio: 970
_ Casos de Síndrome Gripal: 17.521
_ Pessoas hospitalizadas: 25
_ Óbitos confirmados: 99
Varginha tem, desde o início da pandemia, mais que o dobro de casos que Três Pontas. Isso também se reflete em relação ao índice de mortos.
Varginha tem quase o triplo de pessoas recuperadas. Três vezes maior é o número de casos de síndrome gripal e de pessoas hospitalizadas entre os varginhenses.
O único índice que Três Pontas lidera é justamente o que demonstra o número de casos ativos, de pessoas com a doença no dia de hoje.
Pessoas ligadas à saúde e também às políticas de saúde com quem indagamos o fato de Três Pontas ter hoje quase 1.000 pessoas com covid-19, enquanto Varginha tem, no mesmo período, 563 casos, nos foi passado, quase que de forma unânime que“a falta de compreensão da gravidade da situação por uma parcela da população trespontana, o relaxamento na manutenção dos protocolos de prevenção, dentre eles aglomerações que seguem ocorrendo em diversas situações, muitas pessoas ainda sem usar a máscara (ou utilizando de forma errada – no queixo, por exemplo) e o não uso álcool em gel, podem traduzir a estatística de casos ativos bem maior em Três Pontas.”
As autoridades de saúde reforçam a necessidade de manutenção dos cuidados de prevenção. Segundo elas,“vivemos o pior momento desde o início da pandemia, com um único hospital de Três Pontas, que recebe pacientes com coronavírus, completamente lotado, estendendo o caos inclusive para o Pronto Atendimento Municipal, também abarrotado de doentes com covid-19 que estão tendo que esperar até dois dias para conseguir uma vaga no HSFA ou outro hospital.”Varginha, que também vive uma realidade complicada em relação à taxa de ocupação de leitos hospitalares, conta com 4 hospitais.
www.facebook.com/conexaotrespontas

Roger Campos
Jornalista
MTB 09816
#doadorsemfronteiras
Seja Doador de Médicos sem Fronteiras
0800 941 0808
OFERECIMENTO
Loading...

























