NOSSO BITUCA: Saiba o que é a demência por corpos de Lewy, diagnosticada em Milton Nascimento

02 de outubro de 2025

Doença, o terceiro tipo mais comum de demência, combina características do Parkinson e do Alzheimer, o que dificulta o diagnóstico

O cantor trespontano Milton Nascimento, de 82 anos, recebeu o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL), conformerevelou seu filho e empresário, Augusto Nascimento, em entrevista para a revista Piauí. A DCL é o terceiro tipo mais comum de demência, ficando atrás apenas do Alzheimer e da demência frontotemporal.

Conforme informações do portal  Lewy Body Dementia Association (LBDA), a demência por corpos de Lewy é uma condição que causa a degeneração de células nervosas do cérebro. Ela compartilha sintomas com o Alzheimer e o Parkinson, mas possui características próprias que tornam seu diagnóstico mais desafiador. Milton Nascimento, inclusive, já convivia com o Parkinson há dois anos.

De acordo com Augusto, os primeiros sinais da doença em Milton Nascimento surgiram neste ano, com lapsos de memória, olhar fixo, repetição de histórias e alterações de apetite. O quadro levou a consultas médicas e a uma série de exames realizados em abril.

O clínico geral Weverton Siqueira, que acompanha o cantor há dez anos, se assustou com a piora cognitiva e solicitou novos testes. Pouco depois, veio a confirmação da DCL, uma condição que combina sintomas semelhantes ao Alzheimer e a distúrbios motores. O cantor já havia sido diagnosticado anteriormente com Parkinson, uma doença que possui sintomas motores associados à DCL.

Os familiares informaram que essa será a única comunicação oficial à imprensa sobre o assunto.

A demência por corpos de Lewy é causada pelo acúmulo anormal de proteínas chamadas alfa-sinucleínas no cérebro, afetando as funções cognitivas, motoras e comportamentais.

Viagem antes da conclusão médica

Antes de receber a conclusão médica, pai e filho decidiram realizar uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos, passando por estados como Arizona, Utah, Idaho, Wyoming e Montana.

“Quando vi que meu pai apresentava uma piora no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele. Ele disse que, se fosse, era agora”, relatou Augusto à revista.

Milton Nascimento se aposentou dos palcos em 2022, após a turnê A Última Sessão de Música, mas manteve-se ativo em participações musicais e foi homenageado em 2025 pela Portela, no carnaval do Rio, com o enredo Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol.

Sintomas e como a doença se desenvolve

A DCL se manifesta por meio de diversos sinais, que evoluem de forma progressiva. Segundo o Manual MSD, alguns dos indícios incluem:

  • Alucinações visuais e alterações cognitivas.
  • Problemas de sono e quadros de depressão.
  • Sintomas motores, como tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos e quedas frequentes.

A doença costuma afetar a atenção, a memória e funções automáticas do corpo, como a digestão e a pressão arterial.

A causa da DCL está relacionada ao acúmulo da proteína alfa-sinucleína, que forma massas chamadas corpos de Lewy dentro das células nervosas. Essa proteína também está presente em casos de Parkinson e pode coexistir com as alterações típicas do Alzheimer.

Entre os fatores de risco para desenvolver a DCL estão a idade acima de 60 anos e um histórico familiar de Parkinson ou demência.

Tratamento e importância do diagnóstico

Ainda segundo a LBDA, atualmente não existem medicamentos para a cura da demência por corpos de Lewy. Os tratamentos disponíveis buscam reduzir os impactos da doença no bem-estar e manter a qualidade de vida do paciente pelo maior tempo possível.

Milton Nascimento segue em nossos corações e orações. Sua genialidade, seu legado, sua música são eternos.

Com informações do Hoje em Dia

GOSTOU DESTA REPORTAGEM?

OConexão Três Pontasé um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.

Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.

Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.

Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.

Venha para a Família Conexão Três Pontas.

Conexão é jornalismo que faz diferença!

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Loading...