Operação fiscaliza postos de combustíveis em cidades do Sul de Minas por suspeita de fraude com maquininhas de cartão
Conforme o governo estadual, as maquininhas apreendidas serão analisadas para identificar se os pagamentos feitos pelos consumidores estavam sendo desviados do sistema oficial das empresas.
A Secretaria de Estado de Fazenda deflagrou nesta terça-feira (8) a Operação Póstumos, que fiscalizou 89 postos de combustíveis em seis regiões de Minas Gerais, incluindo 24 no Sul de Minas. A ação teve como foco o combate a fraudes no uso de maquininhas de cartão que estariam vinculadas a CNPJs diferentes dos estabelecimentos onde as vendas eram realizadas.
Conforme o governo estadual, as maquininhas apreendidas serão analisadas para identificar se os pagamentos feitos pelos consumidores estavam sendo desviados do sistema oficial das empresas. Esse tipo de prática permite que as vendas “sumam” dos registros fiscais, reduzindo a arrecadação de impostos e prejudicando tanto o Estado quanto empresários que atuam de forma regular.
A investigação apontou que os postos vistoriados apresentavam indícios de irregularidades. Entre abril e junho de 2025, esses estabelecimentos emitiram notas fiscais, mas não registraram movimentação de cartões no mesmo período, o que levantou suspeitas de fraude.
No Sul de Minas, as seguintes cidades foram alvo da fiscalização:
- Alfenas – 2
- Cabo Verde – 1
- Caldas – 1
- Cambuquira – 1
- Campanha – 2
- Capetinga – 1
- Carvalhópolis – 1
- Cássia – 1
- Estiva – 2
- Fama – 1
- Itapeva – 2
- Nepomuceno – 1
- Passos – 1
- Poços de Caldas – 1
- São Gonçalo do Sapucaí – 1
- São José da Barra – 1
- São João Batista do Glória – 1
- São Sebastião do Paraíso – 1
- Toledo – 1
- Varginha – 1
Em nota, a Secretaria de Fazenda informou que ações semelhantes em outros estados já causaram grandes perdas aos cofres públicos e que o objetivo da operação é impedir que o mesmo tipo de esquema se consolide em Minas Gerais.
TRÊS PONTAS
Recentemente uma megaoperação da Polícia Civil resultou do fechamento de vários postos de combustíveis, todos pertencentes ao mesmo proprietário, onde foram encontradas diversas irregularidades que aumentavam a lucratividade e lesavam o consumidor.
Fonte G1 Sul de Minas
GOSTOU DESTA REPORTAGEM?
OConexão Três Pontasé um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.
Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.
Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.
Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.
Venha para a Família Conexão Três Pontas.
Conexão é jornalismo que faz diferença!
Roger Campos
Loading...