Três Pontas vive clima de festa, com a fase microrregional dos Jogos Escolares de MG

09 de junho de 2025

Três Pontas está em clima de festa esportiva e educacional com a realização da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). O evento teve início na última quinta-feira, dia 5, e segue até hoje, dia 10, reunindo estudantes-atletas com idades entre 12 e 17 anos, de escolas públicas e particulares do Estado. As disputas ocorrem em dois módulos: o Módulo I, para nascidos entre 2011 e 2013, e o Módulo II, para os nascidos de 2008 a 2010.

Desde o início dos jogos, os moradores têm notado a presença dos jovens atletas pelas ruas da cidade. Ao todo, são delegações de 27 municípios da região competindo nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez, nos naipes masculino e feminino, em ambos os módulos.

A abertura oficial aconteceu na noite de sexta-feira (6), no Ginásio Poliesportivo Aureliano Chaves de Mendonça, com a presença das delegações, professores, técnicos, secretários de esportes, membros da organização e alguns secretários e vereadores da cidade. A cerimônia foi marcada por emoção e celebração do espírito esportivo.

A secretária municipal de Educação, Mariane Pimenta, expressou a alegria de Três Pontas sediar, pelo segundo ano consecutivo, a etapa microrregional do JEMG. Ela destacou o trabalho conjunto com a Secretaria de Esportes e o empenho das equipes envolvidas para acolher os atletas da melhor forma possível.

O secretário de Esportes, Celso Vitor Fernandes, o “Marron”, também ressaltou a importância da união entre as secretarias para a realização do evento. Segundo ele, a logística é desafiadora, mas recompensadora, diante do impacto positivo na vida dos estudantes.

“É gratificante ver como o esporte contribui para a formação dos nossos jovens”, afirmou.

Coordenador dos Jogos Escolares, Robert Naves celebrou o fato de que, neste ano, todos os municípios da região estão participando.

“É o resultado do trabalho conjunto com as escolas municipais e estaduais. Três Pontas inicia esta grande festa dos jogos escolares com acolhimento e entusiasmo. Agradeço à Prefeitura e aos profissionais envolvidos pelo excelente trabalho”, declarou.

A Superintendente Regional de Ensino de Varginha, Eliane Dias, também participou da solenidade e agradeceu ao município em nome da Superintendência. Em sua fala, destacou que mais de dois mil atletas participam desta etapa e que, a partir dela, sairão os representantes das fases regional e estadual.

“Torço para que o evento seja um grande sucesso”, disse.

Representando o Executivo Municipal, o vice-prefeito Maycon Machado deu as boas-vindas aos atletas, professores e técnicos, parabenizando os secretários e servidores pelo empenho. Em nome do prefeito Luisinho, ele declarou:

“Três Pontas os recebe de braços abertos”.

E foi ele quem declarou oficialmente abertos os Jogos Escolares de Minas Gerais – fase microrregional.

A cerimônia contou ainda com o desfile das delegações na quadra do Poliesportivo, o acendimento da pira olímpica por atletas da cidade, o juramento dos atletas e a participação especial da Corporação Musical Luiz Antônio Ribeiro. A Banda da APAE também encantou o público, animando a noite fria com alegria e música.

Municípios participantes

A etapa microrregional do JEMG em Três Pontas reúne atletas dos seguintes municípios: Alfenas, Boa Esperança, Cambuquira, Campanha, Campo do Meio, Campos Gerais, Carmo da Cachoeira, Carvalhópolis, Coqueiral, Cordislândia, Elói Mendes, Fama, Guapé, Ilicínea, Luminárias, Machado, Monsenhor Paulo, Nepomuceno, Paraguaçu, Poço Fundo, Santana da Vargem, São Bento Abade, São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações, Três Pontas, Turvolândia e Varginha. Os jogos acontecem o dia todo e as disputas estão sendo realizadas em sete quadras esportivas distribuídas pelo município: Ginásio Poliesportivo Delvo Corrêa, Ginásio Aureliano Chaves, quadras das escolas Marieta Castro, Monsenhor João Batista da Silveira, Jacy Junqueira Gazola, Coração de Jesus (Objetivo), João de Abreu Salgado, além do CAIC e da escola municipal Antonieta Ferracioli Duarte.

Os campeões das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados no xadrez garantem vaga na próxima etapa, a fase regional.

O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é realizada pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

Fonte Ascom PMTP

GOSTOU DESTA REPORTAGEM?

OConexão Três Pontasé um portal de notícias e marketing, criado no ano de 2014 e dirigido pelo jornalista profissional Roger Campos. Tem como linha editorial a propagação das boas notícias e como grande diferencial a busca incessante pela ética e pelo respeito à verdade dos fatos e às pessoas. Nosso jornalismo é feito de forma séria e sempre baseado no Código de Ética dos Jornalistas.

Por isso, os resultados são sempre bastante satisfatórios, tanto quando o assunto é levar a melhor informação para os leitores quanto na divulgação de produtos, empresas e serviços.

Aproveite e torne-se anunciante! Invista na nossa vitrine para um público de mais de 40 mil pessoas todos os dias.

Ajude o nosso jornalismo profissional a continuar trabalhando em prol de nossa gente e de nosso município.

Venha para a Família Conexão Três Pontas.

Conexão é jornalismo que faz diferença!

Roger Campos

Jornalista / Editor Chefe

MTB 09816JP

#doadorsemfronteiras

Seja Doador de Médicos sem Fronteiras

0800 941 0808

OFERECIMENTO

Loading...